sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Passo para atender nossos objetivos: o autocontrole


São muitos os desafios que temos que enfrentar, o que nos exige cada vez mais desenvolvermos uma importante habilidade, o autocontrole.
Não sei ao certo se é possível ou cabível chamar autocontrole de habilidade, no entanto é certo que as pessoas que conseguem aflorar isto ao longo de suas atividades, possuem um grande diferencial competitivo.
O equilíbrio e a segurança são outras duas características que, normalmente, vêm juntas a ela.
Como se fosse aquela antiga mote promocional: pague um, leve dois…
No caso estamos falando de pague um, leve três, quatro, cinco…
Sim, pois o autocontrole fortalece de forma significativa as nossas qualidades e habilidades, e ao mesmo tempo, reduz ao extremo, a níveis até mesmo desprezíveis os nossos defeitos e imperfeições.
Difícil acreditar o quanto é possível nos tornar tão fortes com algo que está dentro de nós mesmos.
O conhecimento quanto as nossas reais habilidades e competências nos permite entender melhor até onde podemos chegar, e mais, ter a certeza que o limite não existe, uma vez que ele é definido por cada um de nós.
Exatamente por isso, é importante termos em nosso planejamento pessoal, inicialmente, observamos o quanto já conseguimos desenvolver e colocar em prática este autocontrole.
Uma vez entendido em que nível ou patamar estamos, cabe identificar os gaps a serem preenchidos.
O que falta? Se é que falta… e o quanto falta…
Aliás, identificar a existência de pontos de melhoria já é um importante passo em direção de atendermos qualquer objetivo que possamos colocar em nossas vidas.
A seguir é a etapa de colocar a mão na massa e efetivamente fazer acontecer.
Mostrar o nosso equilíbrio e o controle de nossas ações… o que é sem dúvida uma vitória a ser conquistada dia após dia.
… e é assim, uma dia depois do outro, de forma alinhada aos objetivos traçados é que poderemos efetivamente atender a este ou a qualquer outro intento que possamos um dia ter.

Autor: José Renato Santiago

Nenhum comentário:

Postar um comentário