terça-feira, 28 de fevereiro de 2012


Cap. 1 - O BOM É INIMIGO DO ÓTIMO
A maioria das empresas nunca se torna excelente, pois antes torna-se "boa o bastante".

Itens que não tiveram relação direta com a Transformação rumo a Excelência:

  • Trazer Líderes-celebridades de fora
    10 dos 11 CEOs das empresas excelentes vieram de dentro das próprias empresas
  • Recompensar os Executivos
  • Definir bem a Estratégia
  • Concentrar-se naquilo que "se deve fazer"
    os dados revelam que as empresas excelentes se preocuparam igualmente no que "não fazer"
  • Mudanças Tecnológicas

  • Fusões e Aquisições

  • Administração de Mudanças, Motivação de pessoal, Alinhamento

  • Slogans, Eventos.. para promover a Mudança
  • Momento Econômico do Setor

Itens Decisivos para a Transformação:
  • Líderança Nível 5
    Ao invés dos líderes de personalidade forte, destaque aos quietos, reservados.. uma mistura de HUMILDADE PESSOAL com FIRME VONTADE PROFISSIONAL.
  • Pessoas CERTAS, nos lugares CERTOS
    Ao invés de começar com uma nova visão e estratégia, 1º colocar as pessoas certas no barco, retirar as erradas, colocar as certas nos lugares certos e só então decidir para onde o barco vai.
    "As pessoas são seu ativo mais importante? Não! As pessoas certas são"

  • Encare a Verdade (mas nunca perca a fé)
    É preciso manter uma fé inabalável de que vai vencer no f
    inal, apesar das dificuldades. E TAMBÉM, ter disciplina para superar as realidades mais brutais.
  • Cultura de Disciplina
    Quando se têm pessoas disciplinadas... não é preciso hierarquia, burocracia ou controle excessivo.
  • Aceleradores Tecnólogicos
    A tecnologia não deve ser usada como o meio principal d
    a transformação. Mas as empresas excelentes foram pioneiras em adotar novas tecnologias, criteriosamente selecionadas.
  • Consistência
    As transformações duradouras NUNCA ocorreram numa tacada só. Mas sim, movendo-se incansavelmente em determinada direção até um ponto de
    ruptura, para então transcendê-lo.
  • Simplicidade e Foco
    Ao invés de se dispersar e mover-se em muitos níveis... simplifique, identifique um conceito que unifica e orienta tudo. Não é porque você faz algo a muitos anos, que será o melhor nisso. Seu negócio precisa de um conceito simples: algo que o apaixona profundamente, que pode movê-lo econômicamente e no qual poderá ser o melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário