Cap. 1 - O BOM É INIMIGO DO ÓTIMO
A maioria das empresas nunca se torna excelente, pois antes torna-se "boa o bastante".
Itens que não tiveram relação direta com a Transformação rumo a Excelência:
- Trazer Líderes-celebridades de fora
10 dos 11 CEOs das empresas excelentes vieram de dentro das próprias empresas - Recompensar os Executivos
- Definir bem a Estratégia
- Concentrar-se naquilo que "se deve fazer"
os dados revelam que as empresas excelentes se preocuparam igualmente no que "não fazer" - Mudanças
Tecnológicas
- Fusões e
Aquisições
- Administração de
Mudanças, Motivação de pessoal, Alinhamento
- Slogans,
Eventos.. para promover a Mudança
- Momento Econômico do Setor
Itens Decisivos para a Transformação:
- Líderança Nível 5
Ao invés dos líderes de personalidade forte, destaque aos quietos, reservados.. uma mistura de HUMILDADE PESSOAL com FIRME VONTADE PROFISSIONAL. - Pessoas CERTAS, nos lugares CERTOS
Ao invés de começar com uma nova visão e estratégia, 1º colocar as pessoas certas no barco, retirar as erradas, colocar as certas nos lugares certos e só então decidir para onde o barco vai.
"As pessoas são seu ativo mais importante? Não! As pessoas certas são" - Encare a Verdade
(mas nunca perca a fé)
É preciso manter uma fé inabalável de que vai vencer no final, apesar das dificuldades. E TAMBÉM, ter disciplina para superar as realidades mais brutais. - Cultura de
Disciplina
Quando se têm pessoas disciplinadas... não é preciso hierarquia, burocracia ou controle excessivo. - Aceleradores
Tecnólogicos
A tecnologia não deve ser usada como o meio principal da transformação. Mas as empresas excelentes foram pioneiras em adotar novas tecnologias, criteriosamente selecionadas. - Consistência
As transformações duradouras NUNCA ocorreram numa tacada só. Mas sim, movendo-se incansavelmente em determinada direção até um ponto de ruptura, para então transcendê-lo. - Simplicidade e
Foco
Ao invés de se dispersar e mover-se em muitos níveis... simplifique, identifique um conceito que unifica e orienta tudo. Não é porque você faz algo a muitos anos, que será o melhor nisso. Seu negócio precisa de um conceito simples: algo que o apaixona profundamente, que pode movê-lo econômicamente e no qual poderá ser o melhor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário