sexta-feira, 29 de abril de 2011

VISÃO DE PROCESSOS E EXCELÊNCIA OPERACIONAL


A melhoria de processos tornou-se um desafio constante às empresas que atuam nos mercados mais competitivos e, neste contexto, a Produção Enxuta (Lean), Seis Sigma e Manutenção Produtiva Total (TPM) despontam, atualmente, como as principais abordagens de planejamento e gerenciamento da produção que têm sido efetivamente adotadas por empresas líderes na busca sistematizada da excelência operacional, em diversos setores industriais.
Os princípios de organização e gerenciamento de operações, e os conceitos, métodos e ferramentas para melhoria de processos apregoados por estas abordagens têm sido aplicados não apenas como meios para a melhoria do desempenho de processos em si, mas também para confrontar paradigmas obsoletos ainda bastante arraigados na cultura e no sistema de produção de muitas empresas.
O objetivo do módulo II foi proporcionar uma compreensão geral, das abordagens como um modelo para planejamento e gestão de sistemas de produção, constituído de um conjunto bem articulado de princípios, conceitos e ferramentas que balizam os esforços que uma empresa precisa empreender rumo à manufatura classe mundial, procurando caracterizar o enfoque e peculiaridades de cada uma, salientar suas virtudes e vantagens, e identificar aspectos em comum.
O módulo II, teve uma abordagem mais conceitual e formativa, e inclui a discussão de experiências observadas no setor industrial.
Mim chamou muita atenção às dinâmicas da Fábrica de barcos e das moedas, onde percebemos o quanto agimos do nosso jeitão de ser e fazer e a importância que tem o planejamento.
Um outro ponto que chamou a atenção foi a ferramenta POKA YOKE, pelas funções determinantes que apresenta:
Método de contato: Identifica os defeitos em virtude da existência ou não de contato entre o dispositivo e alguma característica ligada à forma ou dimensão do produto.
Método de conjunto: Determina se um dado número de atividades previstas são executadas.
Método de etapas: Determina se são seguidos os estágios ou operações estabelecidas por um dado procedimento.



O QUE SERÁ COLOCADO EM PRATICA E COMO
Incrementar o usa das ferramentas com o objetivo de identificar os gargalos, as causas comuns e as causas especiais, buscar a eliminação das causas especiais.
Trabalhar a percepção da equipe para a identificação desta causa, repassando informações e fazendo estudos de casos, discutindo os resultados e ações para melhorá-los através do uso das ferramentas.

PDCA:
O ciclo PDCA é um método que visa controlar e conseguir resultados eficazes e confiáveis nas atividades de uma organização. É um eficiente modo de apresentar uma melhoria no processo, evita erros lógicos nas análises, e torna as informações mais fáceis de entender.
Este ciclo está composto em quatro fases básicas: Planejar, Executar, Verificar e Atuar corretivamente.

O PDCA poderá ser usado ainda como ferramenta de melhoria onde as fases serão melhores divididas e discutidas, conforme abaixo:
T
Fazer plano de ação para a solução dos problemas fazendo aquilo que o cliente espera de nós

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