quinta-feira, 28 de abril de 2011

Execução: uma abordagem qualitativa



“Uma forma de entender a execução é pensar nela como se fosse o processo Seis Sigmas de melhoria contínua. As pessoas que adotam essa metodologia procuram desvios do que seria considerado tolerável. Quando encontram, apressam-se a corrigir o problema. Elas usam o processo para elevar o nível constantemente, melhorando a qualidade e o rendimento. Elas o utilizam em colaboração com as demais unidades para melhorar os produtos e os processos em toda a organização. É uma busca incansável da realidade, juntamente com o processo de melhoria continua. Os Líderes que executam procuram desvios do que é tolerável, a lacuna entre o resultado desejado e o real, desde margem de lucro até as pessoas a serem promovidas. Então buscam fechar as lacunas e aumentar o nível em toda a organização. Como os Seis Sigmas, a disciplina de execução não funciona, a menos que as pessoas sejam treinadas nela e pratiquem continuamente; não funcionam se apenas algumas pessoas no sistema praticam.”Livro Execução; Ram Charam e Larry Bossidy, pg. 39.

O tema execuçãoprecisa ser debatido e trabalhado, pois acreditamos que ele é muito relevante. Percebemos todos os dias, posturas de líderes que incorporam os aspectos virtuosos citados e outra parte que se coloca como vítima do processo e não protagonista. Somente seremos uma empresa e um negócio vencedor se todos agirmos na mesma direção. Ao mencionar o parágrafo do livro, queremos despertar uma reflexão qualitativa em todos os leitores/gestores.  Primeiramente, quando falamos em abordagem qualitativa, queremos falar em uma entrega qualificada, em uma entrega não baseada no simples esperado. Todos podemos e devemos entregar algo mais.
O mercado necessitamos que os líderes, quando conduzam qualquer projeto, incorporem esta abordagem. É preciso ser protagonista, é esperado de nós que hajamos como empreendedores que nos lembremos do Mandelli; “ANÃO NÃO PULA VARA”, É NECESSÁRIO Cs CONSTANTEMENTE SUBIR A VARA. 
O LIDER não é vítima do processo, é o protagonista de todo o negócio.
Vejamos que nenhum  produto ou processo, sejam eles de venda, compra, marketing ou de produção, ficam prontos em um única área ou setor, ou na mão de uma única pessoa. Todos seguem fases distintas, passam por multi áreas e na mão de muitos líderes.  Não importa se tratamos de processos normais ou mesmo de novos processos ou novos produtos. Se em cada fase, em cada processo, em cada área, em cada divisão onde transitam produtos, processos e outros, nós acrescentarmos realmente um perfil qualitativo, fazendo mais que simplesmente fazer, dá para pensar que termos uma grande oportunidade. 
A postura de que “isso é o que recebi da outra área” não é nada recomendável.  Não vale mais dizer: “foi assim que recebi”. A postura recomendável é exigir de todo mundo, em cada fase, o máximo existente de cada um.  Se alguém enviou determinado componente, definiu determinado processo, que eventualmente contraria o melhor existente ou a excelência operacional, o mínimo que esperamos do líder é que ele intervenha junto aos seus fornecedores, clientes de produtos ou serviços e não aceite a situação em hipótese alguma.
Podemos usar o exemplo da amostra. Se a amostra está definida para ser produzida de determinada forma, temos que ser disciplinados, e ao mudarmos algum tema, teremos que incorporar acréscimo de valor percebido.  Não podemos cada um fazer um “pouquinho de concessão”, ou “isso liberamos e isso  passa” e no final entre o que deveríamos ter feito e o que fizemos, surgirá uma grande lacuna que ninguém sabe explicar ou mesmo se responsabilizar. O negócio perderá.
Já incorporando o comportamento recomendado aos líderes e todos praticando uma abordagem qualitativa, faremos um negócio cada vez mais viável e com um detalhe importante, isso não custa mais. Portanto, podemos ser uma empresa muito melhor.
O LÍDER precisa ter liberdade para falar,  mostrar uma ideia nova, não deve aceitar em nenhuma hipótese o sentimento de resignação ou de se conformar com situações incoerentes. Todos  tem um compromisso, em cada fase do processo onde nos envolvemos, devemos agregar muito mais que a entrega. É necessário que qualquer produto ou processo, ou decisão depois de ter passado por nós, seja muito melhor, e se torne realmente o melhor existente.
Pensem nisso, discutam, comentem.

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