terça-feira, 12 de abril de 2011

Missão e Valores

Por muitos anos a relação entre líderes e liderados não passava de uma convivência entre CHEFE E CHEFIADO, ou seja um mandava e os outros atendiam sem questionar, como e porque tal tarefa estaria sendo realizado, na grande maioria das vezes os resultados vinham a qualquer custo e sem uma sequ~encia correta de ações.
MANDA QUEM PODE, PBDECE QUEM TEM JUÍZO. Isso é o que valia, no entanto chegou a globalização e necessidade de mudanças, as empresas ou profissionais que não acompanharam as necessidades de mercado foram ficando para trás.
Segundo Jack Welch, no seu livro PAIXÃO por VENCER, sita no capitulo 1, "MISSÃO E VALORES", como a base de tudo.
Uma boa declaração de missão e um bom conjunto de valors são tão reais que chegam a ser palpáveis por sua concretude. A mssão anuncia com exatidão para onde se está indo e os valores descrevem compromissos que o levarão para lá.
MISSÃO - uma boa declaração de missão precisa responder basicamnete a perguntas:
- Como pretendemos vencer neste negócio?

Nunca deverá responder a perguntas como:
- Onde erramos?
- Como podemos errar onde éramos os melhores antigamente?

As declarações de missão eficazes equilibram o possível e o impossível. Elas incutem nas pessoas o senso de direção em busca do LUCRO e a dose de inspiração de sentir-se parte de algo grande e importante.
Uma missão ganha vida vida de várias maneiras diferentes e não pode ser atribuída somente a alta administração, mas sim a todos que fazem parte do negócio, principalmente as pessoas de base, para que os resultados sejam atingidos é necesário que todos se sintam dono de cada momento, é preciso que os detalhes sejam observado, pois levam à grandes tomadas de decisão.
Já os valores são apenas comportamentos específicos e práticos que não podem deixar dúvidas, as pessoas devem ser capazes de usá-los como instrumento de orden-unida, pois eles são o como da missão, o meio para um fim - vencer.
Quando da criação dos valores deve ser envolvidos todos os seguimentos da organização e não pode deixar de lada a cultura da empresa, as mudanças culturais não acontecem da noite para o dia, no entanto a dedicação para que realmente seja cuidadosamente levado a sério.
Vejamos a carta de valores de uma grande empresa:

LUCRO
COMPETITIVIDADE
INOVAÇÃO E AGILIDADE
ÉTICA.

Como podemos ver são comportamentais e não deixam margens para a imaginação, ou se tem ou não tem.
E, finalmente, o segredo está na conexão, a missão objetiva é ótima. E os valores que descrevem comportamentos específicos também são formidáveis. Mas, para que a missão e os valores de uma empresa realmente trabalhem juntos como uma proposta vencedora, é preciso que se reforcem multuamente.

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