terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Cap. 6 - CULTURA DE DISCIPLINA

Burocracia serve para inibir a incompetência e falta de disciplina das pessoas erradas.

Promover uma cultura de disciplina consiste numa dualidade: pessoas se engajam de corpo e alma num sistema coerente, mas também oferece liberdade com responsabilidade.

As empresas excelentes parecem comuns e repetitivas, mas estão cheias de gente com extrema diligência e intensidade impressionante.

Não confunda cultura de disciplina com tirania, com disciplinar pessoalmente com força bruta da personalidade.

Listas de coisas de "não fazer" são + importantes do que "coisas para fazer".

Reagindo errado ao crescimento

Poucas empresas que tem um início de grande sucesso atingem a excelência. Isso acontece porque reagem errado ao crescimento e sucesso.

O sucesso empresarial é alimentado pela criatividade, pelos movimentos ousados em águas inexploradas e zelo visionário.

À medida que a empresa cresce e se torna + complexa, começa a tropeçar em seu próprio sucesso: excesso de gente nova, de novos clientes, de novos pedidos, de novos produtos.... falta de planejamento, de contabilidade, de sistemas, de critérios...

E isso gera atritos com clientes, com fluxo de caixa, cronogramas... então se contrata mais gente, processos, procedimentos.

O que antes era um ambiente igualitário, agora apresenta uma hierarquia. Relações de autoridade, privilégios, segmentações.

Colocam ordem no caos, mas matam o espírito empreendedor. Pessoas inovadoras deixam o barco, a criatividade desvanece, a mediocridade reina.

"Isso não tem mais graça. Antes eu costumava apenas fazer meu trabalho, agora perco meu tempo com esses formulários idiotas, regras cretinas, reuniões inúteis".
A disciplina financeira corta desperdícios e recursos para atividades fora do conceito porco-espinho, disponibilizando recursos para o que realmente importa: atividades criativas relacionadas ao conceito porco-espinho.

Ações disciplinadas sem pensamento disciplinado leva, com precisão absoluta e todos enfileirados, ao desastre.

Pessoas disciplinadas, fazer reflexões rigorosas para depois tomarem ações com disciplina.

"Existe muito desperdício. Livrar-se dele exige tenacidade, não brilhantismo"

(Carl Reichardt)

Empresas boas morrem mais por excesso de oportunidades "que não se pode perder", do que pela falta delas.

Ken Iverson:
"A desigualdade corre solta nas organizações. Estou me referindo à desigualdade hierárquica que legitíma e institucionaliza o princípio do 'Nós contra Eles'.

As pessoas do topo concedem a si mesmas privilégios excessivos e ostentam na frente daquele que fazem realmente o trabalho árduo.

Depois se perguntam porque os empregados não se comovem com as campanhas para cortas custos e incrementar a lucratividade.

Quando penso nos milhões de dólares gastos para motivar pessoas que são continuamente derrotadas por essa hierarquia, só me resta balançar a cabeça, perplexo"

A maioria de nós tem uma vida ocupada e indisciplinada. Temos listas de coisas para fazer cada vez maiores e tentamos arrumar tempo para fazer, fazer, fazer sempre mais.

Use listas de "deixar de fazer" tanto quanto listas "para fazer" e pare com todo tipo de bobagem sem importância.

As estratégias de investimentos + eficazes consiste em "pouca diversificação" nas "coisas certas".

Como saber se estou certo?

Se você tem as pessoas certas, líderes nível 5, enfrente a realidade, tem um clima de busca pela verdade e franqueza... provável que você encontre o caminho certo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário