domingo, 22 de agosto de 2010

Inspire a sua equipe à inovação

Apenas agende uma reunião, chame-a de “novas oportunidades para inovar” ou “alinhamento estratégico”. Junte a sua equipe, comece a reunião com uma visão do futuro, e desencadeie a sessão de brainstorming. Capture as boas ideias, liste as ações e ponha a equipe para correr!

Mas, você já deu um passo para trás para prestar atenção na dinâmica da reunião? Você realmente conseguiu juntar os recursos certos e a liderança certa para extrair as melhores ideias desta reunião? Você realmente abriu o diálogo, ou está assegurando, de algum modo, que as mesmas pessoas que sempre falam continuem falando – enquanto outros permanecem silenciosos, postergando as boas idéias que poderiam alavancar os negócios agora?

Se você está ouvindo somente as mesmas pessoas, aquelas que se sentem seguras para falar, provavelmente você não está reinventando ou inovando coisa alguma. Você não tem uma cultura ou um ambiente onde todos possam expor as suas ideias na mesa. E, pior ainda, aqueles indivíduos que permanecem em silêncio se sentem como se estivessem adiando a realização de ideias muito melhores.

Três rápidas verificações que podem ajudar este processo: Quem está na sala de reunião? Como funciona o seu brainstorming? Qual é a linguagem corporal da sua liderança? Deixe-nos estratificar estas verificações abaixo:

1) Quem está na sala de reunião?

* Qual é a proporção do sexo masculino e feminino na reunião? Deverá ser 50% masculino e 50% feminino se você pretende representar a sua base de clientes consumidores para uma boa parte das indústrias. * Quais são os níveis de experiência dos participantes da reunião? Você deve incluir indivíduos que acabaram de entrar na empresa bem como aqueles que estão na empresa por muito tempo. * Qual é a diversidade étnica na reunião? Esta proporção deverá representar a sua base global de consumidores, quando for o caso. * Você tem consumidores na reunião com você? Convide os seus clientes para a mesa de invenções do negócio.

2) Durante o processo da sessão de brainstorming, quem consegue falar?

* Você chama mais aquelas pessoas que você conhece melhor? Distribua a sua atenção para todos os participantes. * Cada pessoa tem uma chance de falar, ou você abre a oportunidade apenas para quem queira falar? Certifique-se de que você dá a cada pessoa uma possibilidade de escrever as suas ideias – faça “girar” a reunião ouvindo cada pessoa. * Se você não compreende a resposta de uma pessoa, não passe a vez para a pessoa seguinte. Pare o processo e peça para ela esclarecer melhor o pensamento dela para você.

3) Qual é a linguagem corporal da sua liderança? Pergunte a si mesmo:

* Você olha cada pessoa nos olhos? * Você ratifica inconscientemente – acenando com a cabeça para eles – as ideias que estão alinhadas com as suas? * Onde você permanece? Quem você confronta?

Muitas pessoas podem pensar que isso tudo é apenas uma “viagem de ideias”. Entretanto, você já esteve em alguma reunião onde nenhum de seus líderes olhasse para os seus olhos ou, já participou de reuniões onde os mesmos favoritos foram convidados e aplaudidos repetidas vezes? Você já teve a coragem de submeter uma ideia, simplesmente para ser ignorada ou, pior ainda, o líder rejeitou a sua ideia publicamente sem te pedir esclarecimentos ou mais sugestões? Quanto isso o deixou ansioso e o fez empenhar novamente? Os empregados alienados retrocedem as suas capacidades mentais e perdem energia em reuniões como estas – e isso custa a falta da participação deles, mesmo estando presentes.

Sem diversidade, sem grande liderança, e sem uma cultura segura de inovação, você corre o risco de dar um passo em falso ou continuar fazendo reuniões que limitarão o seu crescimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário