quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Desafios de um líder (Parte 3)


Estamos entrando no terceiro assunto desta série de cinco. Quero neste post tocar em uma questão delicada, o apoio e o empowerment dos colaboradores para que ajam, experimentem e decidam.
Desafio é algo que realmente desperta meu interesse. Para quem não me conhece pode parecer que não, visto que estou trabalhando a 18 anos na mesma empresa, mas quem convive um pouco mais de perto deve entender o que estou falando. Não consigo ficar longos períodos sem agregar novos desafios em minhas atividade.
De tempos em tempo faça minha avaliação e busco enxergar necessidades da empresa e me coloco a disposição para ajudar no assunto. A visualização da possibilidade de mudanças para mim é um desafio.
Despertar nas pessoas o interesse pelo desafio e colocá-las em ação é um processo complicado, pois este processo nunca será exatamente da mesma maneira. As pessoas são diferentes e têm visões diferentes das situações. Ai esta uma das riquezas da natureza humana e neste mesmo ponto encontra-se a necessidade da aplicação do conhecimento e influências dos lideres.
A liderança é um trabalho de equipe, assim sendo a palavra “nós” deve ser cuidada de forma especial. Afinal de contas, o que é um líder sem uma equipe?
O líder envolve na inovação e no processo de trabalho todos os que vão conviver com o resultado da mudança proposta, preparando as pessoas para a ação.
Trabalho de equipe, confiança e empowerment são vitais para preparamos os membros de uma organização para mudanças e melhores resultados. Sem a confiança das pessoas que não querem correr riscos, e sem estas pessoas a mudança não se viabiliza e a organização sofre crises ou até desaparece.
O engajamento total é vital para a continuidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário