quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Gerenciando ou Liderando?


Esta assunto já esta se tornando cansativo e repetitivo, mas o mundo corporativo tem vivido tempos de afirmação de princípios e também de reposicionamento de atividades. Talvez uma das discussões que mais acontecem pelos corredores acadêmicos e empresarial é o papel do gerente ou gestor em comparação ao do líder. Muitas pessoas passaram a questionar algumas atitudes de gerentes alegando a falta de postura de liderança nestes indivíduos, mas até que ponto um gerente pode ou consegue ser um líder?
Na prática gerentes são cobrados principalmente por seus resultados imediatos. Na área de vendas, por exemplo, é praticamente impossível um gestor conseguir convencer uma diretoria que ele precisa de dois anos para apresentar resultados positivos porque será necessário aplicar técnicas de desenvolvimento em sua equipe, o que a levará trabalhar mais unida e trará assim resultados duradouros. Isto porque ele tem perfil predominante de liderança e não terá condições de impor certas regras que poderão interferir no momento em que a equipe esta crescendo.
Isto tudo parece bom, e realmente é, mas como ficam as regras da companhia, o controle da estabilidade das demais áreas, os resultados anuais ou mensais, o gerenciamento de riscos e o controle imediato do grupo? Sem citar muitas outras necessidades que aparecem no dia a dia de um gestor de grupos e equipes.
Aparentemente o mercado tem dito que o líder é uma pessoa boa, que cuida com zelo dos seus liderados, de forma até paternal, mas será que é bem assim?
Vejam alguns exemplos e reflitam um momento se elas parecem pessoas fáceis de se trabalhar e que foram bastante flexíveis com seus liderados.
- Silvio Santos (Grupo Pão de Açúcar)
- Abílio Diniz (SBT)
- Jack Welch (GE)
- Steve Jobs (Apple)
Sem duvida algumas estas pessoas são grandes lideres e obtiveram enorme sucesso empresarial, mas elas não encaixam em 100% das descrições de líderes que temos visto por ai.
O líder precisar ter tanta habilidade gerencial quanto um gerente precisa ter habilidades de liderança, a fusão ou a mescla destas habilidades potencializam as técnicas e atitudes. A posição assumida em uma empresa deve ser acompanhada de pessoas com competências diversas, mas com foco nas necessidades da empresa, do seu grupo de trabalhos e dos grupos adjacentes.
A união das habilidades irá gerar resultados tanto imediatos quanto de longo prazo.
Ser reconhecido como líder é certamente muito mais difícil do que ser nomeado gerente, mas não há demérito nenhum em qualquer das duas posições. A busca continua de um líder é agregar às competências gerencias de entregar produtos e serviços de forma perfeita, à necessidade de ter uma equipe constantemente motivada e feliz.
Isto não é fácil, mas se você tiver foco não será impossível. Coloque sua visão não somente nas coisas distantes, onde os limites precisam ser superados, mas também nas coisas altas que são difíceis de ser alcançadas.
Prepare uma lista com seus valores essenciais, defina uma visão e missão da sua vida. Depois disto medite sobre os seus conceitos e comece a resolver pequenos problemas todos os dias, assim grandes entraves serão liberados da sua vida. Só assim será possível guiar uma equipe à vitória.

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