quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Entregando um feedback




Continuando com o assunto feedback, que parece ser inesgotável, quero neste post analisar e descrever uma boa maneira de entregá-los.
O feedback pode causar muita discórdia se o processo for mal conduzido. Um dos erros mais comuns cometidos por quem da feedbacks é expressar opiniões sobre as pessoas.
Como você se sente quando ouve de outras pessoas frases como?
- Você é muito complicado.
- Você é muito comprometido.
- Você é agressivo.
- Você é muito estratégico e precisa ser mais prático.
O primeiro pensamento que deve ter passar pela sua cabeça é que o seu “oponente”, pois no momento do feedback é isto que a pessoa do outro lado passa a ser com estas atitudes de julgamentos, não te conhece nem um pouco. Onde já se viu falar isto de mim assim, não sou nada disto que este camarada esta expressando.
O desentendimento pode ser evitado se o assunto for tratado de forma profissional. Tive contato com uma ferramenta simples, mas eficaz, durante um treinamento da empresa Crescimentum. A ferramenta foi desenvolvida no Center for Creative Leadership nos EUA e se chama SCI.
A sigla SCI significa Situação – Comportamento – Impacto.
Eles determinaram que um feedback deve englobar em seu processo de apresentação ou explicação, como queiram chamar, estas três fases
Inicialmente devemos apresentar a situação em que o feedback se encaixa, ou seja, o acontecimento foi durante uma reunião, conversa, apresentação, relatório, … Use frases diretas e sem rodeios, como por exemplo:
- Durante a reunião de vendas do mês passado …
Ser especifico e pontual evitando o generalismo é importante, por exemplo:
- Durante todas as reuniões …
Logo após a apresentação da situação, que é a localização espacial do acontecimento, deve-se encaixar a expressão comportamental daquele momento que o levou a entregar o feedback. Exemplificando:
 - Durante a reunião de vendas do mês passado, você disse estar de acordo com a estratégia, mas logo no retorno você não seguiu as regras acordadas.
 É melhor você dizer da forma acima descrita do que:
 - Você fingiu concordar comigo durante a reunião e depois foi contra minhas idéias.
 Depois de explicar o comportamento devemos demonstrar as conseqüências causadas, isto é, o impacto.
 - Durante a reunião de vendas do mês passado, você disse estar de acordo com a estratégia, mas logo no retorno você não seguiu as regras acordadas. Isto impediu que eu o indicasse para ser o novo supervisor da área.
 A forma coloca acima evita constrangimentos e descrever com clareza o motivo de uma decisão, ou o impacto que tal atitude causou. Desta forma se reduz muito o sentimento de julgamento pessoal.
 A outra forma, mas incorreta, de se dizer o impacto descrito na frase acima é:
 - Você fingiu concordar comigo durante a reunião e depois foi contra minhas idéias. Assim acho que você não é uma pessoa confiável e acredito que é melhor mantê-lo afastado de mim.
 O feedback preferencialmente deve ser aplicado logo após o acontecimento, desta forma os fatos estarão bastante recentes e as argumentações não serão focadas em comportamentos passados.
 Deve-se ter um cuidado muito grande em agregar feedbacks com processos de avaliação de desempenho, pois existe uma grande probabilidade de se apresentar apenas aqueles que vão tendências para o resultado da avaliação.
 A qualidade e a quantidade de feedbacks devem ser melhoradas a cada dia, torne isto constante no seu cotidiano e os resultados serão imediatos.
 Seja conhecido como um entregador de presentes (feedbacks).

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