terça-feira, 26 de julho de 2011

Líderes Críticos e Exigentes, como Estratégia:



                                             Líderes Críticos e Exigentes, como Estratégia:

Hoje, vamos falar do livro Paixão por Vencer. Gosto muito desse livro porque ele me entusiasma, me faz ver além e ter certeza de que as pessoas querem viver relações autênticas, legítimas. As pessoas querem e precisam de sinceridade. Mas, construir relações transparentes e francas exige muito de um líder.
Sabe aquela velha história de dizer que entendeu, que concorda, que vai fazer na hora da reunião ou do treinamento e depois... nada acontece. É o auto-engano. Conhecemos também uma pergunta tradicional, como estão as coisas?  Está tudo bem, tudo normal?
Devemos estar atentos ao significado do “tudo normal”, ele normalmente tem falta de aprofundamento, pois com a nossa dinâmica, como pode estar tudo normal?
Embora todo o livro tenha um conteúdo muito bom e apropriado, escolhi um tema para falar e aprofundar com vocês, pois está claro que aqui temos provavelmente o maior desafio. Vamos falar do capítulo 5, regra 6:
“Os líderes questionam e instigam, por meio de uma curiosidade constante que se aproxima do ceticismo, esforçando-se para que suas perguntas sejam respondidas com ação.”
Neste capítulo, temos diversos exemplos de aprofundamento e de uma análise mais apurada, onde podemos sempre ver e transformar a realidade.  Observem os exemplos da máquina de ressonância magnética e mais os exemplos da leitura e aprofundamento dos relatórios no final de semana. Nós estamos vivendo uma realidade de muitas mudanças, é possível que elas aconteçam em uma velocidade muito maior que a nossa capacidade de entendê-las e analisá-las. É claro que nem todas elas nos interessam, mas é certo que a grande maioria nos afetam e por isso temos que estar atentos. Mesmo antes em um cenário mais estático já era esperado dos líderes um comportamento muito mais crítico. Imaginemos hoje onde as mudanças nos atropelam.
É comum ouvirmos no dia-a-dia que as mudanças são tão rápidas que às vezes não conseguimos acompanhar. Até bem pouco tempo isso poderia ser interpretado como normal, mas hoje concluímos que acompanhamos as mudanças ou morreremos.
O mercado onde atuamos NUNCA nos trará uma notícia de que agora as coisas ficarão mais fáceis, o que deve acontecer é sempre o contrário, dando conta de que as dificuldades serão muito maiores. Portanto, para enfrentar desafios maiores, líderes muito mais críticos e preparados, pois uma coisa é navegar em mares calmos, outra coisa muito diferente é navegar em mares turbulentos e desconhecidos.

Vejam alguns questionamentos, que devemos refletir antes de aceitar respostas, de que “tudo esta normal”.
1)       Precisamos aumentar o padrão de qualidade, de tudo o que fazemos.
2)       Tudo muda todos os dias e as mudanças nem sempre são favoráveis.
3)       Precisamos de GENTE melhor, GENTE mais preparada.
4)       Precisamos interpretar o Mercado.
5)       A concorrência esta se mexendo a passos largos.
6)       Os comportamentos e escolhas dos consumidores mudaram.
7)       Precisamos entender o que passa na cabeça do Consumidor.
8)       E necessário entender os efeitos de todas as mídias sócias, não assistimos mais televisão.
9)       O nosso produto precisa ser fabricado com o menor custo existente.
10)    Temos que entregar muito mais rápido.
11)    Para decidir precisamos ter as informações necessárias.
12)    Não podemos abrir mão da inovação, ou da evolução.
13)    Tem muita gente querendo a mesma coisa que a gente.
14)    A China não é um ameaça e uma realidade.
15)    Não adianta esperar pelo cambio.
16)    O bolso do consumidor está sendo disputado por muita gente.

Poderíamos enumerar muitas outras variáveis, mas nos parece que estas já podem ajudar ao nosso entendimento, de por que precisamos “Exigir mais, ou Subir a Vara”. Nós precisamos entender que os níveis de exigência são cada vez maiores no mercado em que atuamos.
 É hora de todos compreendermos que não é A ou B que são os únicos a subir os níveis de exigência, todos devem pensar e agir na mesma direção.  Se todos nos formos altamente exigentes, analíticos no que fazemos, todas as pessoas passam a adotar esta postura também.  Onde um de nós formos complacente com qualquer questão este será o comportamento que o nosso time adotara.
Não dá mais para protelar ou não dá mais para aceitar que não sabíamos que não decidimos, e mais outros argumentos gerados pela falta de aprofundamento.  No nível em que atuamos precisamos, é necessário aprofundar os relatórios, devemos questionar como no exemplo da máquina de ressonância magnética. Vejam que neste caso tinha gente com conhecimento suficiente, más não com aprofundamento necessário.  Precisamos de equipes que aprofundem e de líderes que utilizem as informações para decidir corretamente.
Fazemos escolhas todos os dias: Quero fazer isso? Devo fazer isso? Posso fazer isso? Como encaro a realidade dos fatos? Posso aceitar os fatos como são apresentados ou não!
Eu aprendi que QUESTIONAR é uma das formas de fazer o outro refletir e aprender. Por isso, questiono e instigo as pessoas de tal forma que às vezes pode parecer que estou duvidando delas, mas, na verdade, quero conduzi-las até o máximo do seu saber, do seu potencial e acabo ajudando as pessoas a descobrir que sabem muito, que têm a solução ou que têm muito a aprender.
Os dois aspectos são sempre muito positivos. Isso me entusiasma!

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