quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Qualidade total

Existem algumas discussões no mercado profissional que por serem complexos são interpretados de várias formas e geram mais discussões, como é o caso do que é ser ÉTICO? PROFISSIONAL? LINDO? FEIO? Por isso, mais uma vez trago para reflexão os conceitos de QUALIDADE das empresas, pois mesmo parecendo óbvio, nosso entendimento de qualidade pode sim ser diferente e são a percepção e prioridades diferentes que geram estresse.

Se questionarmos os gestores da qualidade de qualquer empresa, todos dirão que suas empresas têm qualidade total. SERÁ? Vou repetir o que já escrevo e debato a mais de dez anos: qualidade total é igual a perfeição, é difícil mas deve ser perseguida. Dessa forma a pergunta é: sua empresa sabe se tem qualidade total? Observe que falo da empresa como um todo, ou seja, ter um produto de qualidade e uma entrega sem qualidade, diz que sua empresa não tem qualidade total; o vendedor encanta o cliente e a telefonista não sabe dar uma informação; na produção sua empresa fabrica 10 unidades de um produto para ter 8 com qualidade; na loja o caixa não sabe se pode cobrar ou não juros por atraso isso não é ter qualidade total. Para sua empresa ter qualidade total deverá existir o conjunto de qualidades e basta um setor errar, independe onde, para ferir os princípios da qualidade. Vejo muita tecnologia à disposição das empresas, mas com telefonistas ou secretárias que não atendem o telefone de forma profissional, mas o diretor diz que sua empresa produz qualidade total.

Abaixo alguns itens para reflexão:

* Orçamentos equivocados;
* Entregas fora do prazo combinado;
* ntregas faltando peças;
* Produtos mal expostos na vitrine de uma loja;
* Atendimento do telefone;
* Produtividade abaixo da capacidade de produção;
* Retrabalho;
* Comunicação ineficiente;
* Correspondências com erros ortográficos;
* Cheques depositados antes das datas negociadas;
* Não saber negociar a inadimplência;
* Não respeitar o cliente.

Enfim, uma relação com qualidade chegará a mais de cem itens a serem analisados. Questione se realmente sua empresa oferta interna e externamente a tal QUALIDADE TOTAL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário