segunda-feira, 12 de março de 2012

Um Cearense Vendedor(Criatividade)

Um Cearense vindo da roça se candidatou a um emprego na maior loja de departamentos da cidade; Nela podia se comprar de tudo.
O gerente perguntou ao rapaz:
- Você já trabalhou alguma vez na vida?
- Sim, eu fazia negócios na roça.
O gerente gostou do jeito simpático do Cearense e disse:
- Pode começar amanhã e no final da tarde eu venho para verificar como você se saiu.
Foi um dia longo e árduo para o rapaz, e às 17:30 o gerente se acercou do novo empregado para verificar sua produtividade e perguntou:
- Quantas vendas você fez hoje?
- Uma!
- Só uma? A maioria dos meus vendedores faz de 30 a 40 vendas por dia.
De quanto foi a venda que você fez?
- Dois milhões e meio de Reais!
- E como você conseguiu isso?
- Bem, o cliente entrou na loja e eu lhe vendi um anzol pequeno, depois um anzol médio e finalmente um anzol bem grande. Daí eu lhe vendi uma linha fina de pescar, uma de resistência média e uma bem grossa, para pescaria pesada. Eu lhe perguntei onde ele ia pescar e ele me disse que ia fazer pesca oceânica. Eu sugeri que talvez fosse precisar de um barco, então eu o acompanhei até a seção de náutica e lhe vendi uma lancha importada, de primeira linha. Aí eu disse a ele que talvez um carro pequeno não fosse capaz de puxar a lancha, levei-o à seção de carros e lhe vendi uma caminhonete com tração nas quatro rodas.
O gerente levou um susto e perguntou:
- Você vendeu tudo isso a um cliente que veio aqui para comprar um pequeno anzol?
- Não senhor, ele entrou aqui, de fato, para comprar um pacote de absorvente para a esposa, e eu disse a ele:
- Me parece um final de semana perdido; Por que o senhor não vai pescar?
A Criatividade e a Persistência nos levam a resultados extraordinários! Pratique a criatividade. Tente fazer este exercício:
Exercício para Criatividade.
1 – Escolha cinco objetos que estão a sua volta neste momento, e anote o nome deles em uma folha de papel. (só depois disso passe para o passo seguinte)
2 – Escreva para cada objeto, cinco utilidades não usuais. Se você quiser, e se for possível, você pode desmontar o objeto. Exemplo: Um relógio de parede poderia ser usado como bandeja, peso de papel, etc. Seus ponteiros podem ser utilizados como pequenas réguas e agulhas…
3 – Procure gastar no máximo 1 minuto em cada objeto.
Às vezes estamos “de bobeira” na recepção de uma empresa ou um consultório médico. Este é um bom momento para praticar este exercício. Se o praticarmos com freqüência, como tudo na vida, se tornará um hábito e, sem que percebamos, estaremos desenvolvendo e aperfeiçoando esta “habilidade”: a criatividade.

Fonte: Blog da Liderança





Nenhum comentário:

Postar um comentário