domingo, 18 de agosto de 2013

Delegar ou Delargar? (Liderança)

delegar  Há algum tempo, o fazendeiro vinha sofrendo com a falta de produtividade em sua fazenda. Ele sabia que tinha pessoas e recursos suficientes para que as tarefas fossem realizadas, mas o rendimento era muito ruim, levando-o várias vezes a pensar em vender a fazenda; o que não fazia por ter um coração generoso, pensando em seus funcionários e suas famílias.
Certo dia, o fazendeiro ouviu falar de um sábio que visitava a cidade, e então procurou-o e pediu que o ajudasse a melhorar a produtividade de sua fazenda.
Depois de conversar com o fazendeiro, o sábio então escreveu alguma coisa em um pedaço de papel e colocou-o numa caixa, que lacrou e entregou ao fazendeiro, dizendo:
– Leva esta caixa por todos os lados da sua fazenda, três vezes ao dia, durante um ano.
E assim fez o fazendeiro.
Pela manhã, ao ir ao campo segurando a caixa, encontrou um empregado dormindo, quando deveria estar trabalhando. Acordou-o e chamou sua atenção.
Ao meio dia, quando foi ao estábulo, encontrou o gado sujo e os cavalos por alimentar. E à noite, indo à cozinha com a caixa, deu-se conta de que o cozinheiro estava desperdiçando alimentos.
E assim, durante um ano, todos os dias ao percorria sua fazenda, de um lado para o outro, com aquele “amuleto”, encontrando coisas que poderiam ser melhoradas.
Ao final de um ano, voltou a encontrar o sábio e lhe disse:
– Senhor, por favor, deixa esta caixa comigo por mais um ano. Minha fazenda melhorou muito a produtividade desde que me deu este “amuleto”.
O sábio sorriu e, abrindo a caixa, disse:
– Meu amigo, podes ter este amuleto pelo resto da sua vida.
Então abriu a caixa, desdobrou o papel e leu o que nele estava escrito:
Se queres que as coisas melhorem deves acompanhá-las constantemente”.
A delegação de tarefas aumenta o nível de interação e senso de trabalho em equipe, porque faz com que cada pessoa se sinta participante do processo e dos resultados, aumentando naturalmente, o nível de comprometimento e responsabilidade, já que, em geral, as pessoas se comprometem com aquilo que conhecem e participam.
Delegar mantém tanto líder quanto equipe fora da zona de conforto, porque desafia todos a trabalharem juntos para transpor obstáculos e desafios, contudo, não basta delegar atividades, é preciso acompanhar a evolução das tarefas, estabelecendo pontos de controle que permitam verificar se tudo está correndo conforme o esperado, esclarecer dúvidas, realinhar desvios, e assim, evitar surpresas ao final do processo.
Acompanhar é diferente de microgerenciar. Uma vez delegada a tarefa, não fique o tempo todo investigando ou perguntando sobre o andamento da tarefa, isso é microgerenciamento, mas tampouco deixe de estabelecer um mecanismo de acompanhamento, porque, delegação sem acompanhamento é “delargação”.



Nenhum comentário:

Postar um comentário