O papel de liderança tem sofrido
alterações com o passar do tempo. Hoje já se sabe que o líder não é
necessariamente o gestor de equipe e possui um papel diferente deste.
Houve uma época em que a visão de liderança era associada a ordens. O
líder monopolizava o planejamento e era quem tomava todas as decisões
cruciais. Autoritários e que mantinham seguidores, os quais deviam
ouvi-los e seguir suas ordens. A liderança
sofreu mudanças drásticas. “Seguidores e líderes se criam. Seguidores
têm necessidades que os líderes completam.”
Atitudes
necessárias para um líder de sucesso.
- Escutar e observar. Faça isso com imparcialidade, levando em conta sua intuição e o coração, obedecendo-os. Coloque sua alma nisso, respondendo com visão e um propósito maior.
- Ter relação emocional com a equipe. Liderar com a alma significa ir além do melodrama e da crise, livrar-se da “toxicidade” emocional para poder compreender as necessidades específicas de sua equipe. Manter uma ligação emocional faz com que a equipe queira ficar na presença do líder; ficar em serviço; faz as pessoas quererem dar o seu melhor, o que as leva mais próximas da liderança; as faz querer resolver problemas junto com o líder; a equipe quer participar do sucesso do líder. A relação emocional também ajuda na gestão de crises, para isso é necessário que o líder saiba reconhecer que o medo é um fator de ambos os lados; respeite sua equipe; dê soluções criativas; reconheça a injustiça em ambos os lados; esteja disposto a perdoar e pedir perdão; não entrar em conflitos; usar técnicas de inteligência emocional; entender valores; não tentar provar que o outro está errado; ideologia e religião nunca devem fazer parte de discussões.
- Consciência. Significa que o líder precisa estar ciente das questões que fundamentam cada desafio: Quem sou eu? O que eu quero? O que a situação demanda? Um líder deve se fazer estas perguntas e inspirar sua equipe a fazer o mesmo.
- Ação. O líder deve servir de modelo, exemplo, sendo orientado à ação e se responsabilizando pelas promessas feitas. Isso requer persistência e capacidade de ver qualquer situação com flexibilidade e humor. O líder de sucesso se atreve a sonhar uma nova realidade e vai atrás de realiza-la.
- Socialização do poder. É preciso ser sensível ao feedback, sendo ele bom ou ruim. A socialização do poder eleva o status de líder e seguidor juntos.
- Responsabilidade. Mostrar iniciativa, assumir riscos (desde que não sejam imprudentes), deixar a conversa fluir, ter integridade e viver de acordo com seus valores internos. A maior responsabilidade de um líder é liderar o grupo no caminho da consciência superior.
- Sincronicidade*. É o escudo de todo grande líder. A sincronicidade é a capacidade de criar boa sorte e encontrar um suporte invisível que leve o líder a resultados além dos previstos. É a capacidade de conectar qualquer necessidade com uma resposta da alma.
O líder é aquele que sabe equilibrar as
necessidades da empresa com as necessidades de sua equipe, sem precisar
usar força. Ele leva as pessoas a seguirem seus passos pela inteligência
emocional, envolvimento e carisma. Na maioria das vezes, o líder não
tem cargos de confiança, como gerência ou supervisão de equipe, o que
torna a relação entre ele e a equipe mais uniforme, de igual para igual,
criando-se aí um laço de respeito mútuo.
É importante para a empresa saber
identificar os líderes de suas equipes e perceber para qual rumo que ele
está carregando seus seguidores. Para conquistar a empatia de uma
equipe toda, às vezes a empresa só precisa conquistar aquele que provoca
a mudança de comportamento entre seus colegas.
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