sexta-feira, 13 de maio de 2011

Lucratividade por meio de Práticas e Instrumentos Gerenciais



Soluções de Gestão Empresarial para aumentar o lucro, a um passo de você
Qual é o segredo da lucratividade?
Querer ser lucrativo, todos querem; ser lucrativo, muitos conseguem; sustentar o lucro, poucos sabem!
Para suceder, sugerimos um modelo de cinco módulos:
1 – Seguir um processo gerencial-executivo, lógico e prático, com suas fases:
A - fixar objetivos arrojados;
B - elaborar estratégias superioras;
C - estabelecer prioridades de impacto;
D - trabalhar com pessoas intra-empreendedoras;
E - desenhar uma organização de fácil interrelacionamento;
F - configurar um monitoramento transparente com suporte digital.
Até aqui, muito conceitual, mas ainda não funcional...
2 – Compartilhar o processo acima com os gestores e seus times, para que compreendam o seu papel dentro do todo, da importância de delegar poderes e da necessidade de interrelações com as áreas correlatas.
Até aqui, mais funcional, mas ainda não fácil...
3 – Capacitar os gestores com a prática moderna de Gestão Empresarial "Gerenciar, mensurar e aumentar a lucratividade” e muni-los com o instrumento de Gestão Digital "Criar gráficos, análises e consultas, personalizadas”.
Até aqui, mais fácil, mas ainda não prático....
4 – Montar uma agenda de gerenciamento da lucratividade, com tópicos como:
  • Fixar objetivos para 12 meses e horizonte de 3 anos;
  • Elaborar uma estratégia lucrativa em até 30 palavras;
  • Estabelecer as prioridades que têm 80% de impacto sobre o resultado;
  • Atribuir responsabilidade aos profit centers;
  • Envolver todos os colaboradores para chegar ao crescimento lucrativo;
  • Usar mapas para indicar o “caminho crítico” para os resultados.
Até aqui, mais prático, mas ainda não confortável.
5 – Treinar como fazer em um treinamento de Gestão Empresarial, onde estão os próprios participantes que criam a solução, sob medida, para a realidade e ambição da sua empresa!
O momento de dar “o pulo do gato”!
Aprendizado penoso?! – não necessariamente: o assunto “chato” tende, sim, a cansar e, se repetido de forma “chata”, pode se tornar entediante.
Uma dica para tornar o treinamento mais “amigável” é permitir ao participante monitorar a incidência de palavras ou expressões “chatas” como:
Sinergia Hábito Ação Meta Organização
Monitoramento Clientes Valor stakeholders Estratégia
Sistema Receita Objetivo Negócio Custo
Otimização Foco Lucro Desempenho Processos
Resultados Paradigma Modelo Avaliação Pessoas

Sempre que ele ouvir uma palavra ou expressão contida num dos campos acima, ele marca a mesma.

Quando completar uma linha, coluna ou diagonal, ele grita "BINGO" e ganha uma foto dele como “destaque” do treinamento!  
Resta, no entanto, lembrar que atrás de cada palavra ou expressão “chata” pode estar uma idéia inovadora, a um passo de você!
Incorporar a lucratividade como uma competência essencial da empresa é possível; práticas e instrumentos gerenciais para dar um passo à frente estão disponíveis. Por que não aprender como criar soluções para aumentar o seu lucro?
                                                                  Werner Kugelmeier
Consultor Empresarial

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