A recomendação é aprender com os erros, porque o futuro do seu negócio pode depender da capacidade de fazer isso
Há alguns anos, Peter Drucker escreveu um artigo descrevendo "cinco pecados empresariais mortais*" que levaram muitas empresas a ter sérios problemas estratégicos e financeiros. Sua caracterização desses "pecados" incluía:
- Adoração de altas margens de lucros e preços excessivos;
- Dar preço errado a um novo produto cobrando o que o mercado suportar;
- Determinar preços em função do custo;
- Destruir a oportunidade de amanhã baseado na alteração de ontem;
- Alimentar problemas e ignorar oportunidades
O caso da Enron é um dos mais clássicos e virou até filme/ Imagem: divulgação |
E ainda reforça: "o aprendizado nem sempre provém das fontes que você espera, com sua própria experiência, seu próprio setor ou empresas muito parecidas. É necessário um pouco mais de esforço, mas você pode aprender mais observando exemplos num setor ou numa situação marcadamente diferentes e reconhecer que há grandes semelhanças nos padrões de ações e de comportamentos".
Certas situações parecem evidenciar que o erro estratégico irá causar mais impacto do que se pensa:
- Eles não sabiam que os clientes iam querer uma substituição de um chip defeituoso? (Intel)
- Eles não sabem que os clientes costumam ser mais fiéis se você admite um erro e o conserta? (Firestone)
- Eles não sabiam que a alavancagem financeira e/ou fraude poderia acabar com a empresa? (Enron, WorldCom, HealthSouth)
- Um problema inicial, que geralmente seria secundário se fosse isolado, mas que não é corrigido
- Um problema subsequente que se une ao efeito do problema inicial
- Uma correção ineficiente
- Descrença na seriedade crescente da situação
- Geralmente, uma tentativa de esconder a verdade sobre o que está acontecendo, enquanto se faz uma tentativa de remediar o problema
- Súbito reconhecimento de que a situação está fora de controle ou "in extremis"
- Finalmente, o cenário máximo de desastre envolvendo perda de vidas e/ou de recursos financeiros; e, por fim, as recriminações.
- Há um desastre prestes a acontecer em minha empresa?
- Nós veremos os sinais?
- Vamos pará-lo a tempo?
- Temos habilidades para enxergar os sinais e a cultura para "quebrar a seqüência"?
- Somos inteligentes o suficiente para entender que tem sentido econômico preocupar-se em reduzir ou estancar erros?
Referências:
*DRUCKER, Peter. The Five Deadly Business Sins. The Wall Street Journal, October 21, 1993.
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